Está aqui

CO-LAB

CO-LAB

O projeto CO-LAB visa contribuir para a disseminação da aprendizagem colaborativa em contexto de sala de aula, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas em contextos reais, permitindo descobrir o que potencia este tipo de trabalho e quais as aprendizagens realizadas.

O CO-LAB apoia a integração do ensino e da aprendizagem colaborativos na sala de aula do século XXI, através da formação de profissionais de toda a Europa, capacitando-os para testar métodos inovadores com os seus alunos e recomendando aquilo que funciona com base num diálogo fundado em evidências entre profissionais e decisores políticos.

Ao longo deste projeto, os parceiros enriquecem os cenários de ensino e de aprendizagem existentes, validados por profissionais de toda a Europa, incluindo linhas de orientação sobre avaliação.

Os formadores de professores, os estagiários e os professores recebem formação em linha sobre a implementação de cenários, através do MOOC do CO-LAB.

Os investigadores avaliam os resultados da formação, testando e relatando as suas fases, e todos os parceiros apresentam recomendações com vista à integração do ensino e da aprendizagem colaborativos.

Os docentes e os estagiários testam cenários colaborativos com os alunos na sala de aula.

Os professores comunicam facilitadores/obstáculos à implementação, através de uma comunidade em linha e de workshops nos quais dialogam com decisores políticos.


A Direção-Geral da Educação promoveu, no dia 18 de maio de 2016, um encontro para apresentação deste projeto.

Em 8 de março de 2017, realizou-se o 2.º encontro nacional, para balanço do trabalho até aqui realizado.

A 12 de junho de 2017, irá realizar-se o 3.º encontro nacional.
 


Conheça a rede de Escolas CO-LAB em portugal em https://goo.gl/JQYDPn.

Participe no grupo Facebook do projeto.

Parceiros CO-LAB